CASCAVEL EM TRANSFORMAÇÃO
ENTRE A IMAGEM URBANA E A REALIDADE DO DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL
Palavras-chave:
Cascavel, City Marketing, Cidade de 15 Minutos, Felicidade Interna Bruta, UrbanismoResumo
Este artigo realiza análise da cidade de Cascavel, considerando conceitos urbanísticos contemporâneos que vêm moldando cidades inovadoras em planejamento urbano ao redor do mundo. Aborda-se o City Marketing, que explora como a imagem da cidade é projetada e comercializada; o conceito da Cidade de 15 Minutos, que visa tornar todos os serviços essenciais acessíveis a pé ou de bicicleta em curto espaço de tempo; e o uso de Fachadas Ativas, que priorizam a interação visual e física entre espaços públicos e privados, incentivando uma ocupação mais dinâmica das ruas. Também se discute a Densidade Demográfica e seus impactos na infraestrutura e nos serviços urbanos. Utilizando a metodologia dialética, o estudo contrapõe teses e antíteses obtidas a partir de análises em redes sociais, publicações acadêmicas e fontes de notícias locais. Estes dados revelam tanto os desafios como os avanços de Cascavel nas áreas de mobilidade urbana e acessibilidade. Além disso, o conceito de Felicidade Interna Bruta (FIB) é aplicado para avaliar a qualidade de vida urbana, permitindo uma reflexão crítica sobre a eficácia das políticas de marketing e da infraestrutura local. Por fim, o artigo examina a disparidade entre a imagem projetada de Cascavel e as condições reais vividas por seus cidadãos, destacando a necessidade de um planejamento urbano mais inclusivo e que supra as atuais carências para, assim, propagar com fidelidade a cidade de Cascavel como referência de transformação urbana.