SOBRE NEGRITUDE E RECONHECIMENTO: A IMPORTÂNCIA DO MOVIMENTO NEGRO NA (RE) CONSTRUÇÃO IDENTITÁRIA DA POPULAÇÃO NEGRA BRASILEIRA

Autores

Resumo

No presente artigo buscou-se demonstrar como a trajetória da população negra brasileira produziu e continua produzindo significados que constroem, de forma relacional, a identidade de negras e negros em nosso país. Na medida em que se compreende a existência da ideia de democracia racial -  que por sua vez acaba forjando a uma neutralidade na relação entre os sujeitos – torna-se possível entender os fatores que acabam comprometendo uma análise crítica e que confronte conceitos como meritocracia e igualdade. Dai decorre o objetivo central deste trabalho: compreender de que maneira os movimentos negros brasileiros, a partir de suas especificidades, tem contribuído no reconhecimento e construção identitária da população negra. Nesta análise, pautada nos Estudos culturais, nos foi possível entender que o papel dos Movimentos Negros, na condição de sujeitos políticos tem sido essenciais justamente por atuarem na mediação, organização e sistematização de saberes que possibilitam à população negra sua construção e reconhecimento. E por atuarem tanto no aspecto coletivo (pensando em políticas públicas para a população negra) quanto no aspecto individual (quando atuam na esfera educacional e contribuem na formação dos sujeitos), possibilitam sua compreensão e (re) construção a partir de sua ancestralidade e negritude.

Biografia do Autor

Izaque Pereira de Souza, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Maringa - UEM (2020). Mestre em Educação pela Unioeste (2012). Especialista em Educação pela Unioeste(2010) Graduado em Direito pela Univel (2004). Membro do GPEMEC – Grupo de Pesquisas em Educação, Mídias e Estudos Culturais – e do GPDDICA - Grupo de Pesquisa e Defesa dos Direitos Humanos Fundamentais da Criança e do Adolescente. Coordenador, Professor e Orientador no Programa de Pós-Graduação Lato Senso do Centro Universitário da Fundação Assis Gurgacz – FAG - Cascavel, Paraná. E-mail: [email protected].

Teresa Kazuko Teruya, UEM - Universidade Estadual de Maringá

Pós Doutora em Educação pela UNB (2010). Doutora em Educação pela UNESP/Marilia (2000). Mestra em Educação pela UNESP/Marilia (1995). Graduada em Ciências Sociais pela UNESP/Marilia (1982) e em História pela Faculdade Auxilium de Lins – FAL (1996). Avaliadora de Cursos de Graduação pelo MEC/INEP. Lider do GPEMEC – Grupo de Pesquisas em Educação, Mídias e Estudos Culturais. Pesquisadora Sênior da Fundação Araucária e Orientadora no Programa de Mestrado e Doutorado da Universidade Estadual de Maringá (UEM). E-mail: [email protected]

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Publicado

2021-09-23

Edição

Seção

Sociais e Humanidades